A Autora

Sobre mim

Nasci menina há 48 anos! Tornei-me mulher quando a vida levou de mim a avó que foi minha mãe: passaram 17 anos. Essa dor imensa empurrou-me para um sitio distante da minha memória. Esse lugar onde estive sozinha, em silêncio, em paz… era eu! Encontrei-me novamente comigo e senti o eu a ganhar espaço em mim.

Deste (re)encontro emergiu o meu divórcio, a minha carreira, o meu Amor, as “nossas” Princesas Reais e o meu novo caminho do qual faz parte este projeto.

Sou verão, mas gosto das manhãs de inverno quando o céu é muito azul; sou dia, mas venero a luz da lua e perco-me no brilho das estrela; adoro viajar, mas o melhor sítio do mundo continua a ser a minha casa; sou vaidosa – daquelas que não dispensa um bom salto alto – mas não há quem me tire o prazer de após um banho, de cara lavada, cabelo molhado e de pés descalços descer ao quintal e por lá ficar a sentir na pele as pedrinhas do jardim. Sou borboleta nos dias bons e puma nos dias maus; adoro o poder das artes e espetáculo, mas fascina-me todo o potencial do desenvolvimento pessoal e do conhecimento da humanidade; sou cosmopolita, mas quem me tira o campismo tira-me tudo; por vezes tenho a energia e disposição de uma jovem de 22 anos, mas outras tantas acordo do mais velha e rabugenta que existe; sou cheia de certezas, mas questiono tudo, sempre e a toda a hora… gosto do que é belo: vejo beleza no que existe, vislumbro desafio no que pode ser!

Gosto de fazer coisas, muitas e diversas coisas: cantar, dançar, cozinhar (e comer), trabalhar, decorar, viajar, ler, jardinar, ir ao cinema, namorar… Não tenho fé no casamento, mas acredito no Amor! Sei-o bem, conheço-o profunda e visceralmente.  Nele cabem todas as coisas boas do Mundo e uma delas é a PAIXÃO.

Não vivo sem Paixão. Gosto do entusiasmo que dela decorre, do frio que provoca na barriga, do sorriso tonto com que pinta os meus lábios, do brilho que dá ao castanho dos meus olhos, da segurança com que me faz caminhar, das portas e janelas que abre para a realização de todos os sonhos. Tenho várias Paixões, todas intensas, todas verdadeiras. Assumi-las nem sempre se mostrou tranquilo até porque, muitas dessas paixões são do tempo da minha meninice, pelo que, dizer em voz alta que o meu sonho é dedicar-me à escrita seria impensável há uns tempos. Hoje sei que é justamente na minha essência que consigo buscar tudo o que necessito para ser feliz. Hoje sei que independentemente de respeitar os outros só a mim devo explicações. Hoje sei que o que quero depende de mim e que, da mesma forma que não tenho o direito de achar que alguém é responsável pela minha felicidade, também não tenho que me justificar a quem quer que seja pelas decisões que tomo relativamente a mim e à minha vida. Por tudo isto, e certamente por muito mais que oportunamente contarei, eis-me aqui!

A concretização deste sonho materializa-se cada vez que me entrego à escrita. É apaixonante fazê-lo e partilhá-lo a partir deste momento. Na minha primeira história apresento-vos Bruna, uma mulher vibrante, ousada, guerreira e rebelde. A Bruna é alguém cuja vida daria certamente um filme. Por agora, fiquemo-nos pelo livro.

Eu sou uma João que também é Maria… sou Mulher e também sou Escritora!

Maria João Madeira